Grande Prêmio de Portugal de Fórmula 1

Fórmula 1 Luiz Morello

A Fórmula 1 está de volta a Portugal. Neste final de semana haverá a disputa da 12ª etapa da temporada, no circuito de Portimão, localizado na região do Algarve e que debutará na mais importante categoria do automobilismo mundial.

Entre 1984 e 1996, Portugal esteve no calendário na Fórmula 1 e nos primórdios do esporte também foram realizadas várias corridas em solo português, totalizando 16 ao longo dos tempos.

A primeira vez da categoria naquele país aconteceu em 1958, no circuito do Porto, em corrida vencida por Stirling Moss. O “campeão sem título” ainda venceu no ano seguinte, quando a corrida foi disputada pela única vez em Monsanto.

Ambos os trajetos eram circuitos de rua e obviamente muito perigosos. Foi por esse motivo que 1960 foi o último ano que a Fórmula 1 esteve em Portugal, antes de seu regresso em 1984, e desta vez em um circuito permanente.

O Autódromo de Estoril recebeu o Grande Prêmio de Portugal por treze anos e várias lendas do esporte já venceram na República Portuguesa.  Foi no Estoril que Ayrton Senna venceu pela primeira vez, em 1985.

Ayrton Senna também é o recordista de poles positions na mais importante categoria do automobilismo mundial em Portugal, faturando três posições de honra. Já Gerhard Berger é o piloto com mais melhores voltas, com três giros mais rápidos em corrida.

Alain Prost venceu três vezes em Estoril e Nigel Mansell também triunfou outras três. Outros grandes nomes que também venceram o Grande Prêmio de Portugal são Michael Schumacher, Damon Hill, David Coulthard e Jacques Villeneuve.

A corrida deste final de semana será disputada em um circuito que tem 4.653 metros de extensão, com 15 curvas. O Grande Prêmio de Portugal contará com 66 voltas. Os treinos serão realizados a partir da sexta-feira, enquanto a corrida está marcada para o domingo.

Confira todos os pilotos que já venceram o Grande Prêmio de Portugal no Circuito de Estoril (1984 – 1996)

1984 – Alain Prost (McLaren/ TAG)

1985 – Ayrton Senna (Lotus/ Renault)

1986 – Nigel Mansell (Williams/ Honda)

1987 – Alain Prost (McLaren/ TAG)

1988 – Alain Prost (McLaren/ Honda)

1989 – Gerhard Berger (Ferrari)

1990 – Nigel Mansell (Ferrari)

1991 – Ricardo Patrese (Williams/ Renault)

1992 – Nigel Mansell (Williams/ Renault)

1993 – Michael Schumacher (Benetton/ Ford)

1994 – Damon Hill (Williams/ Renault)

1995 – David Coulthard (Williams/ Renault)

1996 – Jacques Villeneuve (Williams/ Renault)

Foto: Destaque/Reprodução/XPB Images

Por: Luiz Morelo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *