Lewis Hamilton vence Grande Prêmio de Eifel e iguala recorde de vitórias de Michael Schumacher!

Destaques Fórmula 1 Luiz Morello

Lewis Hamilton mais uma vez fez história. Neste domingo, o hexacampeão mundial contou com o erro de Valtteri Bottas, que depois acabou abandonando com um problema na unidade de potência de seu carro, venceu o Grande Prêmio de Eifel e conquistou a 91ª na Fórmula 1 para igualar o recorde de Michael Schumacher logo na terra do lendário piloto alemão, nascido a menos de 100 quilômetros de lá e onde ele venceu cinco vezes. O holandês Max Verstappen terminou em segundo e o australiano Daniel Ricciardo completou o pódio.

Lewis Hamilton aproveitou o erro de seu companheiro de Mercedes, Valtteri Bottas, para assumir a ponta na primeira curva. O britânico fez uma corrida segura, abriu vantagem considerável sobre os concorrentes e venceu com tranquilidade a prova no circuito de Nürburgring, que não recebia uma corrida desde 2013. O tradicional autódromo alemão ficou conhecido por testemunhar o grave acidente do austríaco tricampeão Niki Lauda em 1976.

Foi a sétima vitória na temporada de Hamilton, que ampliou sua soberania em 2020. Ele lidera o Mundial de Pilotos com sobras, somando 230 pontos, contra 161 de Bottas, que se manteve na vice-liderança apesar de não ter pontuado em Eifel, mas viu sua vantagem para Max Verstappen diminuir para 12 pontos.

Sergio Pérez ficou na quarta colocação, sendo seguido por Carlos Sainz. Pierre Gasly terminou em sexto lugar ao final das 60 voltas, sendo seguido por Charles Leclerc. Nico Hülkenberg, que substituiu Lance Stroll na Racing Point, foi o oitavo, enquanto Romain Grosjean, e Antonio Giovinazzi, completaram o top 10.

Sebastian Vettel que rodou durante a corrida, terminou fora da zona de pontuação em 11º.
Outro que alcançou um feito importante neste domingo foi o finlandês Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, que participou do 323º Grande Prêmio e superou o brasileiro Rubens Barrichello para se tornar recordista em número de corridas. Seu desempenho na pista não foi dos melhores e ele terminou em 14º.

Na volta 54, Lewis Hamilton marcou 1m, 28s, 257 e conquistou o novo recorde de Nürburgring que era do heptacampeão mundial de Fórmula 1, Michael Schumacher. E na volta 59, o britânico ainda melhorou o recorde para 1m, 28s, 145. Mas foi Max Verstappen quem ficou com o ponto extra pela volta mais rápida da corrida, cravando 1m, 18s,139 na última volta, e fazendo o novo recorde de Nürburgring.

Depois da corrida, Mick Schumacher, filho de Michael Schumacher e piloto reserva da Alfa Romeo, presenteou Lewis Hamilton com um capacete do pai. A peça é uma réplica da usada por Schumi em 2012, último ano do heptacampeão na F1. Curiosamente, o alemão foi substituído na Mercedes justamente por Hamilton.

E Lewis Hamilton falou sobre igualar o número de vitórias de Schumacher. “Não sei o que dizer agora. Sempre admirei Michael e nunca imaginei que chegaria perto de seu recorde. É uma grande honra”, disse o piloto britânico.

Cerca de 20 mil espectadores estiveram nas arquibancadas e puderam testemunhar de perto mais um capítulo da vencedora carreira de Hamilton.

A temporada da Fórmula 1 terá sua sequência daqui dois domingos, quando será disputado o Grande Prêmio de Portugal, no circuito de Portimão.

Confira a classificação final do Grande Prêmio de Eifel:

1) Lewis Hamilton (Mercedes) 60
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda) 60
3) Daniel Ricciardo (Renault) 60
4) Sergio Pérez (Racing Point/Mercedes) 60
5) Carlos Sainz Jr. (McLaren/Renault) 60
6) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda) 60
7) Charles Leclerc (Ferrari) 60
8) Nico Hülkenberg (Racing Point/Mercedes) 60
9) Romain Grosjean (Haas/Ferrari) 60
10) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari) 60
11) Sebastian Vettel (Ferrari) 60
12) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari) 60
13) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 60
14) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes) 60
15) Daniil Kvyat (AlphaTauri/Honda) 60
OUT) Lando Norris (McLaren/Renault) 42
OUT) Alexander Albon (Red Bull/Honda) 23
OUT) Esteban Ocon (Renault) 22
OUT) Valtteri Bottas (Mercedes) 18
OUT) George Russell (Williams/Mercedes) 12

Foto: Destaque/Reprodução/XPB Images

Por: Luiz Morelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *